2011/1 Centenas reprovam

Como sempre, centenas de estudantes são reprovados na Univalle, a faculdade criada para reprovar. O número de alunos que são reprovados é um absurdo, muitos reprovam por 2 ou 3 décimos de ponto. Os alunos "replazados" geram um rio de dinheiro nos cursos de inverno ou verão, já que, para refazerem as matérias nesse período pagam a partir de 250 a 900 dólares por disciplina.

Esse fenômeno se dá a péssima qualidade do ensino da instituição, e ao pensamento capitalista dos administradores que querem obter lucro sem se importar com a qualidade do aprendizado dos estudantes.

O índice de migração da Univalle para outras faculdades é recorde. Veja abaixo dados interessantes quando comparamos a univalle com outras instituições de ensino superior na Bolívia:

  • A Univalle cobra 900 dólares de matrícula anual, as concorrentes 100 dólares.
  • A média de mensalidade na Univalle é 300 dólares, enquanto nas concorrentes 100 dólares.
  • A Univalle exige 600 dólares anuais pelo plano de saúde obrigatório, as concorrentes 60 dólares.
  • A Univalle divulga ser a melhor da Bolívia, as concorrentes utilizam os mesmos livros usados na Univalle e muitos dos doutores que lecionam na Univalle o fazem também em outras faculdades como Upal, Unifrans, Udabol, Unitepc.
Os fatos comprovam o porque 20 turmas iniciam o primeiro semestre de medicina e apenas 5 chegam à metade do curso. Para onde vão esses estudantes?