Depoimentos Alunos

Entre todas é a mais poderosa e rica. Tem a melhor estrutura, más, não o melhor ensino. Fica a 15 km do centro da cidade de Cochabamba.  É a que recebe mais brasileiros, cujo é maioria (70%) de seus alunos. O custo anual da universidade é U$ 1.900,00 anuais. A cada ano mais brasileiros se matriculam nesta. O aluno (ou representante) que trouxer brasileiros para estudar na instituição recebe desconto na anuidade ou U$ 150,00 por matrícula. Seu reitor, Gonzalo Ruíz Martínez, além de ser o dono e o Reitor, é amigo pessoal do Vice-Cônsul do Brasil na cidade. Por coincidência o Vice-cônsul é padrinho de casamento de seu filho, o Diretor de Bem-estar estudantil Gonzalo Ruíz Martínez.
         
 Nesta universidade quase todos os professores vendem provas. Uma prova de anatomia custa cerca de U$300,00. Negocia-se diretamente com o professor, basta ter coragem para "chegar". Como é a universidade que recebe mais alunos brasileiros e não tem como suportar tantos, os professores são obrigados pela Universidade a reprová-los. Eu mesmo conversei com um professor de anatomia que me confirmou  isso. Um exemplo disto é que 1997 foram matriculados cerca de 1500 brasileiros no 1 ano. No 2 ano como só existem vagas para aproximadamente 400 alunos, a maioria dos alunos deve ser reprovada. Minha turma que começou com 70 alunos, só foram aprovados 15 no primeiro ano. Os outros vão para outras universidades, apartir de julho, principalmente para a UNITEPC. O Gonzalo Martínez não vende provas, más, negocia o ano, más, você tem que ter bastante coragem de "chegar" nele.
Universidades públicas (estatais) bolivianas não aceitam transferência de alunos vindo da Univalle e de nenhuma outra universidade privada boliviana. 
      
  Esta universidade tem tamanha influência, que por coincidência em 1996, 9 brasileiros foram "equivocadamente" mandados pela Embaixada da Bolívia através do Convênio de Intercâmbio Cultural Brasil-Bolivia para a mesma. Por outra "coincidência", cerca de 2 meses antes, o Reitor fez uma "visita" a esta Embaixada. Os 9 brasileiros voltaram ao Brasil, sem transferência. Eles foram pressionados, humilhados e obrigados a regressarem ao Brasil.
É normal, nesta Instituição, os brasileiros serem humilhados. Coisas como: brasileiros são burros, ladrões,aidéticos, etc...
         
Jamais deve confiar nesta universidade. Ela mostra documentos falsos. Lembro-me quando saiu em seu  jornal que ela esta regularizada com o governo brasileiro. Estive no MEC e eles me informaram que isto é impossível. (Ahh!! Foram entregues documentos deste fato)
        
O vice-consulado do Brasil, não transmite importantes informações sobre a universidade para o Itamaraty.
         Acho muito interessante, a universidade mostrar cópias de documentos por fax, vindo da Câmara dos Deputados.
         Ela estava envolvida na  implantação da Fundação Princesa Gracie de Mônaco. Esta fundação, falava que era filiada a USP, e que por uma certa quantia faria a transferência para o Brasil. O aluno ficava estudando nas dependências da USP e após formar-se o diploma seria da UNIVALLE. mais uma mentira da UNIVALLE